O governador Wilson Lima realizou, na sexta-feira (02/08), uma vistoria no local onde será instalado o novo posto do Corpo de Bombeiros no município de Humaitá, situado a 590 quilômetros de Manaus, no sul do Amazonas. Além disso, o governador acompanhou a entrega de uma ambulância que visa aumentar a eficiência no atendimento às vítimas de acidentes na cidade.
“Nós estamos trazendo a estrutura dos bombeiros para dentro da cidade porque hoje ela funciona um pouco distante. Isso vai facilitar o tempo de resposta das ações do Corpo de Bombeiros. A ambulância vai garantir o atendimento médico mais rápido, facilitando o atendimento das ocorrências”, explicou o governador Wilson Lima.
O novo posto será estabelecido na rua Cinco de Setembro, no centro de Humaitá. O local era anteriormente propriedade da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), que, junto com a Prefeitura do município, assinou a declaração de doação para a corporação.
Conforme informou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Freitas, o atual posto fica fora do perímetro urbano, a 8 quilômetros da sede. Com as operações no novo local, a expectativa é melhorar significativamente o tempo de resposta às ocorrências.
“Até a viatura se deslocar à cidade e fazer o atendimento da população, seja incêndio em vegetação ou em residências, a localização atrasa muito nossa operação. Estamos contentes com esse terreno porque vamos construir um posto, já existem algumas instalações construídas, mas vamos melhorar para que no futuro possamos inaugurar com viaturas novas e mais efetivo”, afirmou o coronel.
**Gerenciamento**
Segundo o Corpo de Bombeiros, a previsão é que até o segundo semestre de 2025 seja implantado o 1º Comando Regional no local. O objetivo principal é assegurar mais segurança para a população de Humaitá e facilitar o gerenciamento estratégico das ações da corporação no sul do Amazonas, também conhecido como ‘Arco do Fogo’, uma área que registra anualmente os maiores índices de ações de combate aos incêndios.
O Comando Regional terá a função de coordenar a Operação Aceiro e demais ações de combate aos incêndios florestais. A unidade operacional será comandada por um tenente-coronel com mestrado em Ciências Florestais e Ambientais.
Humaitá é o quarto município do interior do Amazonas com mais focos de incêndios combatidos pelo Corpo de Bombeiros, através da Operação Aceiro 2024. Apenas no período entre 3 de junho, quando a missão foi lançada, e 30 de julho, 600 focos de incêndio foram combatidos no município.