Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Dentre os prejuízos contabilizados pela concessionária está a perda de, pelo menos, 230 postes destruídos pelo fogo. — Foto: Divulgação/Amazonas Energia

Queimadas no Amazonas destroem 200 postes e geram prejuízo de R$ 1 milhão, afirma concessionária.

Queimadas devastam Amazonas e causam danos irreversíveis à rede de distribuição de energia

No interior do estado do Amazonas, as queimadas estão causando estragos cada vez mais graves. Com a estiagem e as altas temperaturas intensificadas na região, mais de 230 postes foram destruídos em 23 municípios, resultando em um custo de aproximadamente R$ 1 milhão para a reposição, de acordo com a Amazonas Energia.

Além dos postes, diversos equipamentos também foram danificados pelo fogo. A concessionária afirma que já foram substituídos mais de 306 equipamentos ao longo dos últimos meses. A situação se agrava quando as queimadas ocorrem em áreas de difícil acesso, tornando o restabelecimento da energia um desafio para as equipes de reparo.

A reposição dos postes não é a única preocupação das autoridades. A estiagem também afeta o setor elétrico, visto que a vazão dos rios nas principais hidrelétricas da Amazônia está abaixo da média histórica. Isso coloca o setor elétrico em estado de atenção.

As queimadas, além de causarem danos à natureza, têm impactos diretos na rede elétrica. O diretor Institucional e Técnico do Interior, Radyr Gomes, ressalta a gravidade da situação: “As queimadas causam prejuízos irreversíveis à natureza e sérios danos à rede de distribuição.”

Diante dessa grave situação, é urgente que medidas sejam tomadas para combater as queimadas e garantir a segurança da rede elétrica no Amazonas. A preservação da natureza e a manutenção do fornecimento de energia são desafios que precisam ser enfrentados com a máxima urgência.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/10/25/queimadas-no-am-destroem-mais-de-200-postes-e-causam-prejuizo-de-r-1-milhao-diz-concessionaria.ghtml

Outras notícias