Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Foto: divulgação

OMS alerta para crescente número de casos de sarampo globalmente.

Brasil – A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem novamente emitido um aviso sobre o crescente número de casos de sarampo globalmente. “Estamos profundamente preocupados com o que estamos testemunhando em relação ao sarampo”, disse Natasha Crowcroft, conselheira técnica da OMS para o sarampo e a rubéola.

Em uma conferência de imprensa realizada em Genebra, ela mencionou um crescimento sustentado de casos da doença em todas as áreas do mundo, exceto as Américas. “Estão resistindo forte, mas com um aumento de casos em cinco das seis regiões observadas pela OMS, prevemos que haverá casos e surtos nas Américas também”.

De acordo com Natasha, as estatísticas mais novas apontam para mais de 300 mil casos de sarampo relatados durante o ano de 2023, o que é um aumento de 79% em relação ao ano passado. Em 2023, um total de 51 países relataram grandes surtos da doença, em comparação com 32 no ano anterior.

“Estamos cientes de que esses números são subnotificações”, alertou a conselheira, referindo-se aos casos de sarampo não notificados globalmente. A previsão é que em 2022 o número de mortes por sarampo tenha subido 43%, chegando a mais de 130 mortes. “Como os casos aumentaram em 2023, estamos prevendo que, quando finalizarmos os dados, o número de mortes também terá aumentado”.

Crianças e vacinação

A OMS projeta que há 142 milhões de crianças ao redor do mundo que estão vulneráveis ao sarampo devido à falta de vacinação, e 62% dessas crianças residem em países de baixa e média renda onde o risco de surtos da doença é maior.

Natasha ressaltou que, durante a pandemia do COVID-19, muitas crianças não foram vacinadas contra o sarampo. Atualmente, a cobertura vacinal global para a doença está em 83%, que, de acordo com ela, não é suficiente, visto que a doença é altamente contagiosa. “Precisamos de uma cobertura de 95% para impedir que os casos de sarampo ocorram”, enfatizou.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/brasil/oms-alerta-para-aumento-de-casos-de-sarampo-no-mundo/

Outras notícias