No Brasil, mais especificamente em Chapecó, Santa Catarina, um fato curioso chamou a atenção nesta terça-feira (23/4) e rapidamente se espalhou pela internet. Um cidadão decidiu fazer uma ligação nada convencional para o número de emergência 193 do Corpo de Bombeiros. O motivo de sua chamada? Queixar-se sobre o intenso volume das sirenes das viaturas que, segundo ele, estava perturbando a paz dos moradores e dos animais domésticos da área.
Assista ao vídeo:
O áudio, divulgado pelo site CLIRDC, revela o momento em que o morador questiona o porquê das equipes transitarem com os “alarmes” em um volume tão elevado justamente perto de sua casa. Ele expressou sua inquietação argumentando que tal barulho interrompia o sossego tanto de pessoas quanto de animais domésticos.
O operador do Corpo de Bombeiros, mantendo a calma, esclareceu que o som estridente da sirene é empregado como meio de alerta durante emergências, visando assegurar um caminho livre para o deslocamento rápido das viaturas em missões de urgência.
Contudo, diante da persistência do reclamante, o atendente do Corpo de Bombeiros sugeriu que ele procurasse outro método para expressar essa espécie de reclamação, finalizando a conversa com um lembrete sobre a importância de utilizar o número de emergência de maneira apropriada.
Este inusitado incidente ressalta a importância de se entender o papel das sirenes e outros dispositivos de alerta que são essenciais para a rápida resposta das equipes de emergência, ao mesmo tempo que evidencia as peculiares preocupações da população.