Manaus – O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), recebeu nesta terça-feira (23), os candidatos aprovados no concurso público realizado pela Casa Legislativa em 2024. Durante a reunião, foi oficializada a data de posse dos futuros servidores efetivos do Parlamento Municipal, marcada para o dia 1º de dezembro de 2026.
O encontro representou um importante passo para a conclusão do certame, que passou por etapas administrativas e jurídicas ao longo de sua tramitação. Com a definição da data de posse, a CMM avança para encerrar definitivamente o processo.
“Após alguns percalços e algumas questões jurídicas, a Câmara hoje tem a oportunidade de conversar com os aprovados no concurso de 2024. Nos reunimos, definimos a data para que eles possam ser empossados e ingressem no serviço público como servidores efetivos da Câmara Municipal de Manaus”, afirmou David Reis.
O presidente destacou que a definição ocorreu em comum acordo com os candidatos presentes na reunião e reforçou a importância do momento para os futuros servidores e para a própria instituição.
“Acertado com eles aqui, nós definimos a data de 1º de dezembro de 2026. Então teremos, se Deus quiser, uma solenidade bonita, garantindo a eles o ingresso no serviço público e pondo um ponto final, de uma vez por todas, neste concurso público”, declarou.
O parlamentar também deu as boas-vindas aos futuros servidores da Casa Legislativa, ressaltando a expectativa de que construam uma trajetória profissional de excelência no Parlamento Municipal.
“Quero aproveitar para dar os parabéns a todos eles e desejar boas-vindas. Que possam iniciar uma carreira profissional profícua e muito produtiva em nome do Parlamento Municipal”, completou.
Expectativas para o Futuro dos Servidores
Cerca de 30 candidatos estiveram presentes na reunião, com expectativas elevadas quanto à entrada no serviço público. Frederico Veiga, aprovado para o cargo de Analista Legislativo Municipal, expressou sua satisfação em ver a conclusão do processo. Ele destacou que a conquista vai além da realização pessoal, alcançando também dezenas de famílias que aguardavam a efetivação do concurso.
“Estou muito feliz, não só por mim, mas também pelos outros candidatos. Fico feliz por ter dado tudo certo para tantas pessoas e para as famílias delas. Isso me trouxe uma satisfação muito grande”, afirmou.
Frederico também manifestou sua gratidão à receptividade da presidência da CMM e o empenho da equipe técnica na condução do processo. “Gostaria de agradecer ao presidente David Reis e a toda a equipe da Câmara Municipal pela compreensão e pela forma receptiva como fomos recebidos. Tudo foi esclarecido e a tramitação ocorreu da melhor maneira possível para todos os candidatos aprovados”, disse.
O sentimento de alegria e orgulho é palpável entre os novos servidores, que manifestaram disposição em contribuir para o fortalecimento do Poder Legislativo e para o desenvolvimento da cidade. “É um sentimento de felicidade e orgulho. Espero que possamos contribuir muito para a Câmara Municipal e para a sociedade manauara, colocando nossa mão de obra e nosso conhecimento técnico a serviço do interesse público”, concluiu Frederico.
Participação Institucional e Apoio ao Concurso
A reunião também contou com a participação de vereadores da CMM que foram parte do processo. Entre eles, Jaildo Oliveira (Partido Verde), Professora Jacqueline (União Brasil), Raulzinho (MDB) e Rodrigo Guedes (Republicanos). Além disso, a participação de outros membros da equipe administrativa da CMM foi essencial para a condução do encontro e para esclarecer dúvidas dos candidatos.
O procurador-geral da CMM, Iuri Albuquerque, a diretora-geral, Elane Alves, o diretor legislativo, Darlen Monteiro, e a diretora de Contabilidade, Aldenizia Valente, acompanharam as tratativas relacionadas à posse dos futuros servidores efetivos da Casa Legislativa. O suporte institucional tem demonstrado um papel fundamental na consolidação do certame e na inserção dos novos servidores no serviço público.
A Importância do Concurso para a Câmara Municipal
A definição da data de posse representa um marco importante na história da Câmara Municipal de Manaus. A realização deste concurso público traz não apenas esperança e oportunidades para os aprovados, mas também uma renovação no quadro de servidores da Casa, essencial para o desenvolvimento de suas atividades legislativas e administrativas.
A Câmara Municipal, como protagonista na elaboração de leis e na fiscalização do Executivo, se fortalece com a inclusão de novos profissionais que trazem conhecimento e capacidade técnica para o exercício das funções necessárias. Os novos servidores têm pela frente a responsabilidade de contribuir para a efetivação de políticas públicas que atendam às demandas da população manauara.
Com a posse marcada, a expectativa é alta para que as futuras experiências e atuações dos novos servidores sejam uma adição valiosa aos trabalhos da Câmara Municipal. Não só na execução das atividades internas, mas com um olhar voltado para a promoção do bem-estar e desenvolvimento da sociedade.




