Reuniões devem ocorrer nos meses de março, junho, setembro e novembro do próximo ano. — Foto: William Duarte/Rede Amazônica

Manaus será palco das reuniões técnicas do G20

Manaus sediará oito reuniões técnicas para preparar o G20, que ocorrerá em 2024 no Rio de Janeiro. O Brasil assumirá a presidência rotativa do G20, atualmente ocupada pela Índia.

O Grupo dos 20, conhecido como G20, é uma organização que reúne ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países e da União Europeia. Essas nações representam cerca de 80% da economia global.

Embora o Governo Federal não tenha divulgado as datas das reuniões, espera-se que ocorram em março, junho, setembro e novembro do próximo ano.

Em 2021, a cúpula do G20 ocorreu em Roma, Itália, e em 2022, em Bali, Indonésia. No final dessa reunião, o Brasil foi anunciado como sede de 2024, mas a cidade ainda não havia sido revelada.

O G20 é composto pelos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

Criado em 1999, em resposta às crises econômicas da época, o G20 reúne líderes para discutir desafios econômicos, políticos e de saúde. É uma criação do G7, grupo de países democráticos e industrializados.

O primeiro encontro dos líderes ocorreu em 2008, e após dois dias de discussões, o grupo publica um comunicado. Vale ressaltar que as conclusões desse comunicado não são obrigatórias para os países.

Além das reuniões, os encontros bilaterais entre os líderes são uma parte importante desses eventos.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/20/manaus-vai-sediar-reunioes-tecnicas-do-g20.ghtml

Outras notícias