Foto: divulgação

Maior tremor de terra da história do Brasil é registrado na Região Norte

O mais potente abalo sísmico documentado no Brasil acaba de ocorrer na região Norte do país, mais especificamente em Ipixuna, estado do Amazonas. As medições apontam 6,6 graus na escala Richter para este sismo, que teve seu ápice no sábado, 20, às 18h31, de acordo com o horário de Brasília, ou 16h31, no horário local.

O epicentro do terremoto se localizou em uma zona erma de Ipixuna. Felizmente, informações atuais não relatam qualquer estrago provocado pelo abalo. Isso ocorre devido à séria profundidade a qual o terremoto sucedeu, com exatos 614,5 quilômetros abaixo da superfície, propiciando dessa forma, a dispersão da energia gerada.

É crucial sublinhar que o norte brasileiro é vulnerável a tais fenômenos sísmicos devido sua geografia próxima à Cordilheira dos Andes – região conhecida como uma das maiores áreas de atividade sísmica global. Até a presente data, as autoridades governamentais do Acre e o município de Tarauacá permanecem sem emitir declaração oficial sobre o incidente.

Para contextualizar, o tremor de maior magnitude anteriormente observado no Brasil ocorreu há decadas atrás, em 31 de janeiro de 1955, na região da Serra do Tombador, Mato Grosso, onde foi mensurado 6,2 graus na escala Richter.

Os dados presentes nesta reportagem foram compilados através das informações prestadas pela Jovem Pan.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/brasil/regiao-norte-registra-maior-tremor-de-terra-da-historia-do-brasil/

Outras notícias