Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Os irmãos Sérgio (à esquerda) e Lanalbert (à direita) — Foto: Divulgação

Irmão de traficante atuava como gerente de inteligência na Secretaria de Segurança Pública do Amazonas

Traficante no Amazonas: Irmão de líder criminoso é exonerado de cargo na SSP-AM

Na última segunda-feira (12), veio à tona uma informação preocupante no estado do Amazonas. Lanalbert Nunes Obando, que ocupava o cargo de gerente de inteligência na Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-AM), foi exonerado depois que foi revelada sua ligação familiar com um dos principais traficantes da região.

Lanalbert, que recebia um salário de R$ 5.564,67, foi nomeado para o cargo em outubro deste ano. Sua função era trabalhar na pasta responsável por investigar informações relacionadas ao crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro.

No entanto, descobriu-se que Lanalbert é irmão de Sérgio Roberto Obando, conhecido da polícia por ser um traficante preso no ano de 2011 com uma carga de 1,5 toneladas de cocaína. Em 2017, ele foi detido novamente, desta vez com 400 quilos de entorpecentes.

De acordo com a Polícia Federal, Sérgio é apontado como um dos principais responsáveis pelo tráfico de drogas na tríplice fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru. O detalhe ainda mais alarmante é que a última prisão de Sérgio ocorreu no mês de outubro, e apenas 15 dias depois seu irmão foi nomeado para o cargo na gerência de inteligência da SSP-AM.

Após a repercussão do caso, o Governo do Amazonas afirmou, por meio de nota, que desconhecia o parentesco entre Lanalbert e Sérgio, e determinou imediatamente a exoneração do comissionado. A SSP-AM também se pronunciou, informando que irá conduzir uma investigação interna para apurar a nomeação.

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) também já está investigando o caso, com o objetivo de esclarecer os detalhes de como essa nomeação ocorreu e se houve algum tipo de influência indevida. A população do estado espera por respostas e pela punição adequada a todos os envolvidos nessa situação delicada.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/12/12/irmao-de-traficante-ocupava-cargo-de-gerente-de-inteligencia-na-secretaria-de-seguranca-publica-do-am.ghtml

Outras notícias