fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Governador Wilson Lima revela plano para edificar a segunda Escola da Floresta

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (11), a construção da segunda Escola da Floresta, iniciativa que contará com a colaboração da empresa Eneva. O comunicado foi feito durante a inauguração de uma nova unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) no município.

“É uma escola do conceito de sustentabilidade, em que os alunos dessas comunidades terão as disciplinas regulares, mas focados na questão da preservação ambiental. Esse é o caminho mais seguro que a gente tem de preparar as nossas crianças para o futuro e enfrentar a realidade climática que a gente começa a viver agora”, declarou o governador Wilson Lima.

A nova unidade se concentrará em proporcionar acesso às tecnologias educacionais mais recentes, integrando essas inovações aos princípios de sustentabilidade. As Escolas da Floresta são projetadas para causar um impacto ambiental mínimo, sendo construídas em um modelo sustentável que utiliza madeira de manejo florestal e madeira apreendida, com o objetivo de preservar recursos naturais, como fauna, flora, solo e recursos hídricos, de maneira socialmente justa e economicamente vantajosa para as comunidades ao redor.

Em julho, o Governo do Amazonas inaugurou a primeira Escola da Floresta, localizada na comunidade Bom Jesus do Angelim, em São Sebastião do Uatumã, com capacidade para atender 200 alunos.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Ele faz parte do Programa “Educa+ Amazonas”, lançado pelo governador Wilson Lima em 2021, que tem como objetivo transformar unidades escolares em espaços de gestão democrática e respeito à diversidade sociocultural. Além disso, o programa visa expandir a visão sobre Educação Ambiental, Sustentabilidade e ensino tecnológico em comunidades ribeirinhas no interior do estado.

Essa iniciativa pretende proporcionar acesso a novas tecnologias educacionais nessas comunidades, almejando alinhar esses conhecimentos às práticas sustentáveis, oferecendo uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos que residem nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS). Além disso, busca ampliar o acesso à educação formal e fortalecer o conhecimento tradicional dessas populações.

Com informações da assessoria.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/governador-wilson-lima-anuncia-construcao-da-segunda-escola-da-floresta/

Outras notícias