ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 vai ter palcos e espaços construídos utilizando uma técnica que une madeira de reuso de barcos antigos e materiais reaproveitados. — Foto: Divulgação

ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 traz palcos e espaços construídos com madeira de barcos antigos em Manaus

ExpoAmazônia Bio&TIC 2023: Espaços sustentáveis com materiais reaproveitados serão destaque no evento em Manaus

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, acontecerá em Manaus a ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, considerado o maior evento da Região Norte voltado para tecnologia, bioeconomia e inovação. Este ano, os palcos e espaços do evento serão construídos com uma técnica inovadora que une madeira de reuso de barcos antigos e materiais reaproveitados, valorizando a sustentabilidade e a proteção da Amazônia.

O arquiteto responsável pela construção dos palcos, receptivos e espaços da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é Sérgio Santos, conhecido internacionalmente por sua expertise em aproveitar materiais descartados e dar a eles um novo significado. Com o uso de paletes, OSB (oriented strand board) e embalagens gerais, Santos montará estandes, pisos, móveis, painéis, portais e muito mais.

Mas o destaque mesmo está no reuso das madeiras retiradas de barcos antigos, que são desmontados pela equipe do arquiteto. Mesas, cubos, balcões e outros objetos serão feitos a partir dessas madeiras descartadas, trazendo uma nova vida para elas.

O compromisso com a sustentabilidade ambiental não para por aí. Após o término do evento, todos os produtos reaproveitados serão doados para instituições sociais e associações que trabalham com reciclagem de materiais. Assim, além de dar um novo significado ao que antes seria considerado “lixo”, a ExpoAmazônia incentiva outras pessoas a fabricarem produtos semelhantes, promovendo a geração de renda e contribuindo para uma Amazônia mais agradecida.

Não é a primeira vez que Sérgio Santos é reconhecido por seu trabalho. O Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável da Amazônia (Reusa), conduzido pelo arquiteto, recebeu aplausos na 16ª Bienal Internacional de Arquitetura, em Buenos Aires, em 2017. O Reusa busca promover uma urbanização sustentável de baixo custo em comunidades vulneráveis, como a revitalização de um igarapé no bairro Redenção, em Manaus, colaborando também para a geração de renda da população local.

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 será realizada no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus. Durante o evento, serão realizados debates em seis eixos temáticos para fomentar a manutenção da floresta amazônica e o desenvolvimento socioeconômico da região. Além disso, a feira visa fortalecer os ecossistemas de Bio&TIC e integrá-los com os atores nacionais e internacionais de inovação.

Para mais informações sobre a ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, acesse o site expoamazonia.com ou baixe o aplicativo oficial do evento, disponível para Android e iOS. Participe desse grande encontro e faça parte da transformação sustentável da Amazônia!

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/21/expoamazonia-bioandtic-2023-tem-palcos-e-espacos-feitos-com-madeiras-de-barcos-antigos-em-manaus.ghtml

Outras notícias