Estudantes do Amazonas avaliam segundo dia do Enem como razoável
No último domingo (12), aconteceu o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas. Os candidatos tiveram que responder questões de ciências da natureza e matemática. Durante a avaliação, os estudantes do estado expressaram suas opiniões sobre a prova.
Gabriely Pinheiro, uma estudante do ensino médio que sonha em cursar medicina veterinária, classificou o segundo dia como mais difícil do que o primeiro. Ela revelou que possui facilidade com matérias de humanas, o que tornou a primeira prova mais acessível. Apesar disso, ela conseguiu realizar as questões e considerou a prova razoável, dentro do esperado.
Por outro lado, William de Oliveira, de 18 anos, teve uma percepção diferente. Ele tem afinidade com matérias de exatas e achou o segundo dia do Enem mais fácil. William elogiou a dinâmica da prova, a elaboração das questões e a quantidade de tempo disponível para resolvê-las.
No entanto, é importante ressaltar que, no primeiro dia de prova, o Amazonas apresentou a maior taxa de faltosos do país pelo segundo ano consecutivo, com 44% dos inscritos ausentes. Nesta edição, mais de 92 mil candidatos se inscreveram no estado.
A aplicação das provas seguiu o horário de Brasília e os portões foram abertos às 11h e fechados às 12h, seguindo o horário de Manaus. No segundo dia de prova, os candidatos precisaram ficar atentos, pois o tempo disponível foi reduzido em 30 minutos, em comparação ao primeiro dia.
Ao todo, a prova foi dividida em 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza. Os resultados do Enem 2023 serão divulgados em data posterior, dando aos estudantes a oportunidade de ingressar em diversas instituições de ensino superior do país.