Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Foto: divulgação

Estoque de sangue do Hemoam encontra-se baixo e convoca doadores do tipo O.

Amazonas – Recentemente, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) notou uma diminuição significativa na quantidade de doações de sangue recebidas, resultando em um nível preocupante em seus estoques de sangue tipo O+ e O-.

A entidade faz então um apelo para que doadores voluntários se dirijam à Fundação para colaborar. O acúmulo de sangue do tipo O+ e O- está apenas com um nível de cerca de 10% do que é considerado ideal para conservar um estoque regular.

Na última quinta-feira, o Hemoam possuía somente 30 bolsas do vital líquido do tipo O em seu estoque. A frequência de pessoas consideradas inaptas para doar nesse princípio de ano tem crescido por conta das doenças sazonais do período, como gripes e, inclusive, a dengue e a covid-19, o que tem afetado negativamente a quantidade de doações.

Este estado crítico dos estoques representa um risco para os atendimentos de transfusão na rede pública e particular de saúde, podendo prejudicar a execução de procedimentos como cirurgias e transfusões para indivíduos com doenças crônicas e câncer, e ainda vítimas de acidentes.

Requisitos para doação
Para se tornar um doador, os requisitos são simples: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar acima de 50 quilos. Se você possui entre 16 e 17 anos, a doação é permitida apenas com a presença de um responsável ou representante legal. É fundamental também estar em bom estado de nutrição e portar um documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

O Hemoam tem suas instalações abertas para receber doações de segunda a sábado, das 7h às 18h, localizado na avenida Constantino Nery, número 4397, Chapada.

Fonte: https://cm7brasil.com/amazonas/estoque-de-sangue-esta-baixo-e-hemoam-convoca-doadores-do-tipo-o/

Outras notícias