fbpx
Pesquisar
Close this search box.
Foto: divulgação

Escola de Contas do TCE-AM inicia concurso de soluções de sustentabilidade na Amazônia

Amazonas apresenta inovação com o concurso “Soluções Sustentáveis na Amazônia”, uma iniciativa pioneira visando a promoção de ideias inovadoras focadas na sustentabilidade, especialmente na área de gestão dos recursos hídricos, manejo de resíduos e estratégias de adaptação às mudanças climáticas. Esse projeto é fruto de uma colaboração entre a Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (ECP/TCE-AM), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), alinhando-se com a realização da 30ª Conferência das Partes (COP), que pela primeira vez ocorrerá em Belém, no ano de 2025, transformando a região amazônica em anfitriã de um evento de alcance internacional.

A conselheira-presidente Yara Amazônia Lins enfatizou a importância dessa ação na mobilização dos jovens estudantes para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, enfrentando diretamente os desafios ambientais da região. Esta colaboração entre instituições é um exemplo claro do comprometimento com a educação e a preservação ambiental, delineando um caminho para o futuro em que as novas gerações desempenham um papel central na conservação do bioma amazônico.

Esse concurso, direcionado aos alunos do Ensino Fundamental II das escolas públicas geridas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), busca incitar a participação ativa de jovens que vivenciam os desafios ambientais locais de maneira direta. As escolas podem apresentar até cinco projetos, realizados por grupos composto por até cinco alunos, tudo sob a coordenação de um docente. Os interesses do concurso estão bem delimitados no edital publicado na edição de 25 de julho do Diário Oficial Eletrônico (DOE) da Corte de Contas do Estado do Amazonas.

A adesão ao concurso é facilitada através de um formulário online, disponível sem custos, precursor de um processo de seleção abrangente que inclui a homologação das inscrições, avaliação qualificada com base na originalidade, relevância regional, adesão ao tema proposto e viabilidade. Na conclusão desse processo, serão escolhidos 28 projetos, com uma distribuição que contempla 18 de escolas situadas no interior do estado e 10 da capital Manaus.

Os ganhadores serão honrados com prêmios que incluem notebooks, tablets e smartphones, enquanto as escolas dos grupos classificados nas primeiras posições receberão um datashow, potencializando assim o impacto positivo deste concurso no ambiente educacional. A cerimônia de premiação será um marco importante, programada para acontecer em Manaus durante a abertura do ano letivo de 2025 da Escola de Contas Públicas do TCE-AM.

Júlio Pinheiro, coordenador-geral da ECP, reforça que essa ação é uma maneira de fomentar a criatividade e o envolvimento dos estudantes com questões críticas ao futuro sustentável da Amazônia. Os organizadores veem essa iniciativa como uma preparação essencial para a participação dos estudantes na próxima 30ª edição da Conferência das Partes (COP), um evento que jogará luz sobre o compromisso do Amazonas com o ensino da sustentabilidade e a preservação ambiental.

Para mais detalhes, acesse o edital completo [clicando aqui](EDITAL DOE 25julho2024).

Fonte: https://cm7brasil.com/amazonas/escola-de-contas-do-tce-am-lanca-concurso-sobre-solucoes-de-sustentabilidade-na-amazonia/

Outras notícias