fbpx
Pesquisar
Close this search box.
Foto: divulgação

Escândalo: Câmara de Tabatinga recebe pedido de cassação de vereador por agressão à ex-esposa

Na cidade de Manaus, o cenário político e social tem sido marcado por intensas discussões e atitudes drásticas, especialmente após as recentes notícias envolvendo o presidente da Câmara Municipal de Tabatinga, vereador Paulo Bardales. Na última terça-feira (26), a Assembleia dessa Casa Legislativa presenciou um movimento significativo: um pedido formal de cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar. Esse pedido, que ressoou nos corredores da política local, também veio acompanhado de um clamor por torná-lo inelegível, demanda esta encabeçada pela Associação Pérolas, venerada entidade da região.

Este pedido foi articulado de modo eloquente na tribuna pela presidente do Grupo de Mulheres da referida associação, Aldenora Santos Magalhães. Aldenora reforçou a importância crucial do envolvimento ativo da sociedade civil na supervisão do comportamento dos políticos, posto que casos de agressão e violência doméstica necessitam de uma atenção redobrada. “A magnitude negativa que esse caso assumiu nos meios de comunicação do Estado do Amazonas sublinha a gravidade da situação e a urgência de ações firmes e exemplares para preservar a integridade e o primado ético na gestão pública,” argumentou ela.

No seguimento, o destino do vereador passará pelas mãos de uma Comissão Especial da Câmara de Tabatinga, que será composta pelos vereadores Testa (que presidirá a Comissão) e Marlem (atuando como membro). A essa comissão caberá analisar as evidências e deliberar sobre o caso, garantindo ao acusado a chance de defesa.

“Na sequência da instauração do processo pela Comissão, o denunciado deverá ser notificado para que possa oferecer sua defesa prévia, apresentar suas provas e indicar até dez testemunhas,” estipula o documento de acusação.

Em um gesto de solidariedade ao movimento contra a violência de gênero, associadas da Pérolas marcaram presença durante a sessão com faixas clamando pelo terminar de ataques contra as mulheres.

Detalhando a origem desta situação controversa, na passada sexta-feira (22), veio a público mediante a imprensa local a denúncia de agressão formulada por Sayara Bemerguy contra o ex-marido, onde ela relata ter obtido uma ordem de proteção após alegar ter sido vítima de violência física por parte de Paulo Bardales em sua própria casa.

De acordo com os relatos de Sayara à polícia, o vereador estava no veículo oficial da Câmara de Tabatinga e acompanhado de funcionários do governo quando se deram os supostos atos de violência.

Conforme a legislação aplicável, a Lei da Ficha Limpa, o vereador poderá enfrentar a inelegibilidade por um período de até oito anos, uma medida que destaca a necessidade de afastamento de qualquer político que se desvie dos padrões éticos esperados pelo eleitorado e pela sociedade como um todo.

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/

Outras notícias