fbpx
Pesquisar
Close this search box.
Foto: divulgação

Ecobarreiras são alvo de criminosos em Manaus

A Prefeitura de Manaus deu início, em maio deste ano, à implementação de ecobarreiras nos igarapés, visando a redução do nível de poluição nos rios. Em apenas um mês, essa iniciativa conseguiu impedir que 60 toneladas de lixo atingissem o Rio Negro, com a instalação de apenas três dessas barreiras de proteção. Há planos de expandir este louvável projeto para todos os 33 igarapés da metrópole, potencialmente diminuindo a quantidade de resíduos retirados mensalmente – atualmente de 500 a 700 toneladas – em até 80%.

Em uma reviravolta na manhã desta terça-feira (16), foi descoberto pelo prefeito David Almeida que uma das valiosas ecobarreiras, mais precisamente aquela no Igarapé São Francisco, havia sido subtraída. Embora ainda na calada da noite, a ausência da barreira pavimentou o caminho para que o lixo novamente se dispersasse pelas águas.

Durante diálogo com a equipe do Portal Tucumã, o prefeito ofereceu maiores esclarecimentos a respeito do infortúnio. “Trata-se de uma verdadeira agressão ao meio ambiente, uma afronta aos nossos esforços pela conservação ambiental. Estamos desenvolvendo um trabalho inédito na cidade, implementando as ecobarreiras para conter o lixo antes que este atinja o Rio Negro. Nosso local de atuação atual é o Igarapé da Cachoeirinha, situado nas proximidades da escola da Polícia Militar em Petrópolis”, expressou David Almeida.

Ele enfatizou a importância da participação comunitária para solucionar esse contratempo. “Apelamos à comunidade para ajudar na identificação dos envolvidos no furto. Entre em contato pelo telefone 153, da nossa Secretaria Municipal de Segurança Pública, caso tenha informações que possam nos auxiliar”, solicitou o prefeito.

As ecobarreiras, feitas de alumínio, possuem um valor comercial significativo. “Se há quem pense que negligenciaremos tal prejuízo, estão enganados. Estamos dedicados à preservação e iremos perseguir os autores do furto, assim como aqueles que receberem os itens roubados”, declarou David Almeida ao finalizar seu desabafo.

Para manter-se atualizado com as últimas notícias do Portal Tucumã e informações relevantes da sua região, [clique aqui](https://cutt.ly/96sGWrb) e junte-se ao nosso grupo do WhatsApp.

Fonte: https://portaltucuma.com.br/ecobarreiras-sao-furtadas-por-criminosos-em-manaus-gc25/

Outras notícias