Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Foto: divulgação

David Almeida acompanha atendimentos na Unidade Móvel da Saúde da Mulher na zona Norte de Manaus

Nesta segunda-feira, 19/2, David Almeida, o chefe do executivo da cidade de Manaus, fez uma visita à Unidade Móvel de Saúde da Mulher localizada na região norte da cidade para conferir os cuidados com a saúde fornecidos no local.

A unidade estará atendendo pacientes em seu local atual na rua Vitória-Régia, no bairro Santa Etelvina, próximo ao 26° Distrito Integrado de Polícia (DIP) até o fim desta semana. A partir de segunda-feira, 26/2, a unidade será realocada para o estacionamento do Shopping Phelippe Daou, localizado no bairro Cidade de Deus.

Durante seus primeiros compromissos do dia, o prefeito conversou com pacientes que estavam aproveitando a oportunidade para realizar uma série de exames, já que a unidade oferece uma variedade de serviços de saúde para as mulheres. “Essa unidade móvel de saúde feminina fornece consultas médicas, cuidados pré-natais, mamografias, ultrassonografias, exames preventivos, planejamento reprodutivo e até mesmo vacinas e medicamentos,” Almeida salientou.

No ano passado, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher realizaram mais de 44,6 mil procedimentos, que incluem 9,6 mil consultas médicas, 5,8 mil consultas de enfermagem, 14,8 mil ultrassonografias, 4,2 mil exames preventivos, mais de 4 mil mamografias e mais de 2 mil distribuições de medicamentos.

Ivone Araújo e Márcia Cristina, usuárias da unidade, apreciam a oportunidade única de ter acesso a consultas e exames de saúde em um único local perto de casa, sem necessidade de programar visitas separadas.
“Aqui você consulta o médico, recebe encaminhamentos e realiza exames no próprio local. Isso simplifica nossas vidas”, comentou Ivone.

Márcia também teve uma boa experiência com a unidade de saúde móvel. “Conseguimos uma consulta com o médico rapidamente e já estamos programando o exame. Foi tudo muito rápido, facilitou bastante” acrescentou Márcia.

Dara Luíza, a enfermeira responsável pela Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona norte, também conhecida como Carreta 02, informou que os atendimentos no local atual continuam até sexta-feira, 23/2, marcando um mês de serviços continuados naquele lugar.

A unidade opera das 7h às 17h sem necessidade de agendamento prévio. “Na próxima semana, estaremos retornando ao Shopping Phelippe Daou. Começamos lá após a inauguração da unidade, e vamos retornar para continuar oferecendo nossos serviços ”, disse Dara.

A gama de serviços oferecidos inclui consultas médicas e de enfermagem, mamografias, ultrassonografias, cuidados pré-natais, planejamento reprodutivo, coleta e exame preventivo, testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (IST) e dispensação de medicamentos.

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher são parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para ampliar a cobertura de atenção primária nas áreas de maior demanda e déficit assistencial nas zonas Norte, Leste e Oeste.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/cidades/david-almeida-acompanha-atendimentos-na-unidade-movel-da-saude-da-mulher-na-zona-norte-de-manaus/

Outras notícias