Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cresce número de golpes de leilões online de veículos em Manaus e polícia faz alerta

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) está alertando a população sobre os golpes de leilões online de veículos. Segundo a instituição, esse número tem crescido em Manaus.

Nos últimos meses, foram registrados cerca de 30 Boletins de Ocorrência (BOs) sobre o golpe em delegacias da capital.

 

Como o crime ocorre

 

O delegado Costa e Silva, titular do 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), explicou como o crime ocorre.

Segundo o delegado, os infratores se passam por representantes de uma concessionária antiga em sites de compra e venda, e colocam carros com preços atrativos como lance inicial, fazendo com que as pessoas caiam no golpe.

“As pessoas acreditam se tratar de um leilão sério, no entanto, acabam sendo enganadas e transferem valores altos para os criminosos”, disse o delegado.

Costa e Silva também deu dicas para que o comprador evite cair em golpes. “Faça vídeochamada com o vendedor, guarde fotos, faça captura de tela da foto da pessoa ou de dados enviados por ela, marque de conferir o produtor pessoalmente, tudo para garantir máxima segurança”, disse.

O delegado ressaltou, ainda, que antes de efetuar qualquer pagamento, deve ser perguntado para o vendedor se aquela conta é dele mesmo, pois há casos em que os estelionatários enganam tanto o vendedor quanto o comprador.

“Na maioria das vezes as vítimas se deixam levar pela educação, gentileza e no uso correto da língua portuguesa que os infratores utilizam, justamente para dar mais legitimidade ao golpe”, destacou o titular do 19° DIP.

Outras notícias