Catedral Metropolitana de Manaus. — Foto: Divulgação/Semcom

Congresso Nacional sobre Missão será sediado pela Arquidiocese de Manaus na próxima semana

Congresso Missionário Nacional em Manaus reúne participantes de todo o Brasil

A Arquidiocese de Manaus sediará o 5º Congresso Missionário Nacional, promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 10 a 15 de novembro. O evento será realizado no Studio 5, localizado na Zona Sul da capital.

Com a expectativa de receber cerca de 1.200 participantes de todas as partes do país, o congresso contará com conferências, painéis temáticos, grupos temáticos, oficinas e atividades culturais. Durante as manhãs, serão realizadas conferências e os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o tema central do evento: a responsabilidade das Igrejas locais com a missão além-fronteiras.

Já as tardes serão dedicadas aos Grupos Temáticos e Oficinas, proporcionando um ambiente propício para a troca de experiências e discussões. Além disso, haverá celebrações religiosas e visitas missionárias às comunidades da região.

Uma particularidade do congresso é a oportunidade de vivenciar uma experiência missionária local, já que os participantes serão acolhidos nas famílias da Arquidiocese de Manaus. Essa imersão nas realidades locais possibilitará uma maior compreensão dos desafios enfrentados pelas comunidades e contribuirá para fortalecer a espiritualidade missionária dos congressistas.

As conferências serão conduzidas por especialistas no assunto e terão como objetivo estimular a reflexão e o diálogo entre os participantes, tornando a experiência do congresso uma vivência do Evangelho. Serão abordados temas como a abordagem bíblica da missão, a responsabilidade da Igreja local pela missão universal e o papel das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na missão da Igreja.

Confira abaixo a programação das conferências:

Sábado (11) – 1ª Conferência
Tema: Corações ardentes, pés a caminho: abordagem bíblica (cf. Lc 24,13-35)
Conferencista: Ir. Zuleica Silvano (Paulina)

Domingo (12) – 2ª Conferência
Tema: Da Amazônia aos confins do mundo
Conferencista: Pe. Zenildo Lima da Silva, Vice-presidente da CEAMA

Segunda-feira (13) – 3ª Conferência
Tema: Responsabilidade da Igreja local pela Missão Universal
Conferencista: Dom Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo da Diocese de Araçuaí (MG)

Terça-feira (14) – 4ª Conferência
Tema: Até os confins do mundo
Conferencista: Pe. Estêvão Raschietti, missionário xaveriano

Quarta-feira (15) – 5ª Conferência
Tema: As POM a serviço da missão universal da Igreja
Conferencista: Ir. Regina da Costa Pedro, Diretora Nacional das POM

O Congresso Missionário Nacional em Manaus promete ser um espaço de enriquecimento espiritual e troca de experiências, fortalecendo o compromisso das Igrejas locais com a missão evangelizadora. Com tantas atividades e palestras interessantes, os congressistas certamente terão uma semana intensa e transformadora.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/06/arquidiocese-de-manaus-recebe-congresso-nacional-sobre-missao-na-proxima-semana.ghtml

Outras notícias