Campanha de vacinação antirrábica em Manaus atinge meta de imunizar 255 mil cães e gatos
A cidade de Manaus está empenhada em combater a raiva animal através de uma vasta campanha de vacinação. Com a meta de imunizar 255 mil cães e gatos, a prefeitura está mobilizando equipes de vacinadores que irão percorrer ruas de 23 bairros da cidade.
A vacinação, que está acontecendo durante esta semana, será ofertada nos horários das 8h às 12h, de terça-feira a sábado. Além dos postos móveis que passarão pelos bairros, a campanha também disponibiliza pontos fixos de vacinação em diversos lugares da cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é responsável pela coordenação da campanha, que está sendo executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand. Segundo a prefeitura, além de prevenir a raiva animal, a vacinação também é uma forma de proteger a população, já que a doença pode ser transmitida para seres humanos.
A imunização contra a raiva animal é obrigatória para cães e gatos a partir dos 6 meses de idade. Antes de receber a vacina, os tutores devem verificar se seus animais estão em boas condições de saúde.
Confira abaixo os bairros que serão visitados pelas equipes de vacinadores em cada dia da semana:
Terça-feira (21) – Aparecida, Presidente Vargas, Cidade de Deus (geral, Ben-Hur, Braga Mendes e Vila Nova) e Colônia Antônio Aleixo.
Quarta-feira (22) – Aleixo, São Francisco, Alfredo Nascimento, Cidade de Deus e Puraquequara.
Quinta-feira (23) – Adrianópolis, N.S. das Graças, Cidade de Deus (Aliança com Deus), Santa Etelvina e Alvorada.
Sexta-feira (24) – Chapada, São Geraldo, Monte das Oliveiras, Gilberto Mestrinho, Grande Vitória e Tancredo Neves.
Sábado (25) – Parque 10, Monte das Oliveiras, Gilberto Mestrinho, Grande Vitória, Tancredo Neves e Planalto.
A prefeitura de Manaus reforça a importância da vacinação e aproveita para alertar a população sobre a necessidade de manter os animais sempre protegidos contra a raiva. A participação de todos é fundamental para alcançar o objetivo de erradicar essa doença que traz riscos para a saúde pública e para os animais de estimação.