O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) contou com 54.219 candidatos que solicitaram atendimento especial durante as provas no próximo domingo (18), entre os mais de 2,11 milhões de inscritos. O pedido foi feito no momento da inscrição por pessoas com deficiência (PcD), indivíduos com transtorno de espectro autista (TEA), gestantes e lactantes, além de outros candidatos com limitações funcionais que necessitaram adaptações específicas.
A coordenação do concurso unificado, ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), analisou a viabilidade e a razoabilidade dos pedidos de atendimento especial. As solicitações incluíam salas de fácil acesso, mesas e cadeiras separadas, leitura labial, mesas para cadeiras de rodas, apoio para perna e pé, auxílio para leitura/transcrição e tempo adicional para finalizar as provas.
Entre os 54,2 mil candidatos que pediram atendimento especial, 43.926 se inscreveram como pessoas com deficiência (PcD). Além disso, o ministério recebeu 7.035 solicitações relacionadas ao transtorno de espectro autista (TEA). Das gestantes, foram recebidos 1.551 pedidos de apoio, incluindo provas em salas de fácil acesso, apoio para perna e pé, e mesa e cadeira separadas. Lactantes, num total de 1.874, também encaminharam solicitações semelhantes.
Com informações da Agência Brasil