Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Chuva em Manaus — Foto: Rede Amazônica

Chuva de mais de 70 mm em Manaus causa 20 ocorrências nesta quinta-feira

Chuvas intensas atingiram a cidade de Manaus nesta quinta-feira (23), deixando um rastro de problemas e preocupações. Segundo a Defesa Civil Municipal, foram registradas 20 ocorrências em toda a cidade, resultado dos 74,2 milímetros de índice pluviométrico alcançado. No entanto, esse número pode aumentar nas próximas horas.

Ao longo do dia, as equipes da Defesa Civil precisaram lidar com situações de risco em diferentes pontos da cidade. Cinco ocorrências de risco de deslizamento, três de risco de desabamento, três casos de alagação, duas situações de tombamento, duas ocorrências de erosão, um desabamento, um deslizamento, um risco de tombamento, uma ocorrência envolvendo bueiro e outra de infiltração foram registradas.

A Zona Leste de Manaus foi a região mais afetada, concentrando o maior número de ocorrências, totalizando oito no total. Além disso, dois bairros se destacaram com um maior número de casos, a Cidade Nova e a Colônia Antônio Aleixo.

Os bairros que registraram ocorrências de risco de deslizamento foram: Petrópolis, Tarumã, Colônia Antônio Aleixo, São José Operário e Cidade Nova. Já os casos de risco de desabamento foram identificados nos bairros Compensa, Ponta Negra e Jorge Teixeira.

No que diz respeito às ocorrências de alagação, a Zona Leste também foi a mais afetada, com dois casos nos bairros Jorge Teixeira e Colônia Antônio Aleixo, além de um terceiro incidente na Cidade Nova. Os tombamentos ocorreram nos bairros Cidade Nova e Colônia Antônio Aleixo, enquanto as erosões foram observadas na segunda etapa do Distrito Industrial e no bairro Cidade Nova.

A média das chuvas na capital, nas últimas 24 horas, foi de 74,2 milímetros, de acordo com a Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA). Por zona, os números pluviométricos foram os seguintes até as 16h: Zona Leste (131 milímetros), Zona Norte (108 milímetros), Sul, Centro-Sul e Centro-Oeste (44 milímetros) e Zona Oeste (43 milímetros).

É importante ressaltar que as equipes da Defesa Civil estão em alerta para possíveis novas ocorrências devido às condições climáticas adversas. A população deve ficar atenta e seguir as orientações de segurança para minimizar os riscos.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/23/chuva-supera-70-milimetros-em-manaus-e-20-ocorrencias-sao-registradas-nesta-quinta.ghtml

Outras notícias