Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
"ENEM 2023 - DOMINGO (5) - MANAUS (AM) - Candidatos após saída da prova do Enem na unidade do CMPM V em Manaus — Foto: Hariel Fontenelle/ g1 AM

Candidatos do Enem 2023 em Manaus comentam dificuldade e confusão do tema da redação

Candidatos em Manaus avaliam tema da redação do Enem 2023 como “difícil” e “confuso”

No último domingo (5), os candidatos de Manaus que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 tiveram que enfrentar o desafio de desenvolver uma dissertação sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

A escolha do tema da redação causou surpresa e preocupação entre os estudantes, que o classificaram como “difícil” e “confuso”. No entanto, especialistas avaliam que o tema está dentro do perfil de prova do Enem, por abordar um problema social relevante e exigir uma proposta de intervenção consistente.

O primeiro dia do exame também foi descrito como cansativo pelos candidatos. Miguel de Oliveira, de 17 anos, afirmou que a prova exigiu muito esforço, mas conseguiu desenvolver bem a redação. Ele busca uma vaga em engenharia ou ciência da computação.

Por outro lado, Nicole Vitória, de 17 anos, classificou as provas do Enem como fáceis, mas se surpreendeu com o tema da redação. Ela havia se preparado para qualquer assunto, mas não esperava esse tema específico. Seu sonho é cursar enfermagem em uma faculdade pública.

Anne Talyta, de 17 anos, participou pela primeira vez do Enem e se mostrou otimista com o exame. No entanto, ela destacou a dificuldade das questões de interpretação de texto e a extensão dos textos apresentados. Seu sonho é cursar medicina e direito na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Já Júlio César Abreu, de apenas 15 anos, participou do Enem para adquirir experiência para os próximos anos. Mesmo no primeiro ano do ensino médio, ele classificou a prova como difícil, mas gostou do tema da redação. Seu sonho é se tornar médico.

As provas do Enem são realizadas em dois domingos consecutivos, sendo este primeiro dia de prova aplicado em 57 municípios amazonenses. No total, são 200 locais de prova e 2.921 salas de aplicação.

A divulgação do gabarito oficial é aguardada com ansiedade pelos candidatos, que estão na expectativa para saber seu desempenho no exame.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/05/candidatos-do-enem-2023-em-manaus-avaliam-tema-da-redacao-como-dificil-e-confuso.ghtml

Outras notícias