Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Foto: divulgação

Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2022

No âmbito nacional, um registro alarmante tem tomado lugar desde o início do ano: o Brasil contabilizou 1.017.278 possíveis casos de dengue e teve a morte de 214 pessoas causada por esta doença confirmada. Ainda, existem 687 óbitos sob análise quanto à relação com o vírus.

O índice de propagação da dengue em território brasileiro, atualmente, é de 501 ocorrências para cada grupo de 100 mil indivíduos. Estes dados surgiram a partir do Painel de Monitoramento das Arboviroses, apresentado na quinta-feira (29) em Brasília pela pasta do Ministério da Saúde.

A dengue tem sido constatada, dos casos plausíveis, em 55,4% em mulheres e 44,6% em homens. As pessoas entre 30 a 39 anos compõem o segmento populacional com o maior registro de casos da doença a nível nacional, seguindo-se pelo grupo etário de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

O estado de Minas Gerais possui a maior quantia de casos possíveis (352.036) entre todas as unidades federativas. Contudo, se considerada a proporção de incidência, o Distrito Federal lidera o ranking: 3.612,7 casos por 100 mil habitantes.

O Distrito Federal é uma das regiões que determinaram estado de alerta na área da saúde pública diante do aumento exponencial de casos de dengue. O governador Ibaneis Rocha declara que os sistemas de saúde da capital, público e privado, se encontram sobrecarregados no atendimento médico.

Um exemplo de paciente atingido pela sobrecarga dos sistemas de saúde é Januário da Cruz Silva, um caminhoneiro de 61 anos que contraíu dengue. Após tentar e não obter êxito em ser atendido em um hospital, Silva procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, localizada no Paranoá, uma região administrativa no DF.

A servidora Glaucilene Cardoso, de 44 anos, também teve que recorrer a uma UBS para sua filha Isabella Cardoso, de 9 anos, que foi diagnosticada com dengue e com COVID-19. Embora o caso de Isabella não tenha se mostrado grave para ambas as doenças, Glaucilene externou sua preocupação com as condições de saúde de sua filha.

A Ministra da Saúde Nísia Trindade alertou que o Brasil pode enfrentar este ano o dobro de casos de dengue registrados em 2023, que somou 1.658.816 casos.

No próximo sábado (2), o Ministério da Saúde juntamente com estados e municípios, irá realizar o Dia D de luta contra a doença. Com a iniciativa “Brasil Unido Contra a Dengue”, serão realizadas ações com foco em orientar a população sobre os devidos cuidados para prevenir a expansão da doença.

Cabe destacar que a dengue é transmitida ao homem, principalmente, através da picada das fêmeas do Aedes Aegypti infectadas. Os principais sintomas desta doença são febre alta, abruptamente iniciada, dor na região dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo.

Já decretaram estado de emergência devido à doença seis estados (Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro), além do Distrito Federal e outros 154 municípios.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/brasil/brasil-tem-mais-de-um-milhao-de-casos-de-dengue-este-ano/

Outras notícias