Em uma iniciativa estimulante para os amantes da literatura e da cultura, o Governo do Amazonas, juntamente com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tem o prazer de convidar a todos para um evento de intercâmbio literário singular. Acontecerá na Biblioteca Pública do Amazonas, situada na rua Barroso, nº 57, no centro da cidade, no próximo domingo (26), das 9h às 13h, o evento Troca de Livros e Gibis. Esse encontro promete ser uma excelente oportunidade de unir apaixonados por leitura e estimular a troca de conhecimentos e experiências culturais.
Preparado com esmero, o local do evento contará com uma abundância de exemplares que abrangem uma vasta gama de interesses. Além disso, o Espaço Criança da Biblioteca terá a honra de receber Lucila Bonina, renomada escritora e contadora de histórias, que promete momentos inesquecíveis de contato com o universo literário para os jovens leitores.
Para aqueles que buscam aprofundar-se na riquíssima história desta instituição, haverá visitas monitoradas que proporcionarão um mergulho profundo no patrimônio cultural da Biblioteca. Em complemento, uma exposição literária será organizada para narrar a história da Biblioteca Pública por meio de uma linha do tempo. Esta exposição incluirá documentos históricos, fotografias, obras raras e edições antigas de jornais, todos parte do valioso acervo da instituição.
Aceitar-se-á uma diversificada seleção de materiais para a troca, incluindo literatura geral, nacional, amazônica, infantil, gibis, HQs, Mangás, obras sobre a Amazônia, biografias e artes. Contudo, será realizada uma criteriosa seleção na recepção, descartando-se materiais didáticos, obras de propaganda política, listas de contatos, teses, dissertações, enciclopédias, conteúdo pornográfico, legislação desatualizada, livros de informática, literatura religiosa de distribuição gratuita, revistas e livros para colorir. Igualmente, não serão aceitos itens que estejam em mau estado, sujos, infectados, rasurados, rasgados, com marcas de instituições, folhas soltas ou faltantes.
O mecanismo de troca é simples e democrático: cada item entregue torna-se um crédito para adquirir outro item disponível, promovendo uma variedade de escolhas. Por exemplo, literatura infantil pode ser trocada por mais do mesmo gênero ou por gibis, enquanto gibis e HQs/Mangás circulam exclusivamente dentro de suas respectivas categorias.
Esta iniciativa não apenas fomenta a circulação de material literário como também reforça o vínculo comunitário em torno da leitura e da troca de conhecimento. Um programa imperdível para quem valoriza a cultura e busca novas aventuras no mundo das letras.
Por gentileza, encaminhem suas dúvidas e contribuições à assessoria.