Foto: divulgação

Ataque aéreo do Paquistão contra o Irã: veja vídeo chocante da guerra

Nossa equipe de reportagem acompanhou com atenção o conflito iniciado na manhã deste 18 de janeiro de 2024, quando o Paquistão decidiu responder aos recentes ataques vindos do Irã. O governo paquistanês executou múltiplos ataques aéreos sobre supostos esconderijos de separatistas na província de Siestan-o-Baluchistan, localizada no sudeste do Irã.

🚨🇵🇰💥🇮🇷 – Imagens nítidas dos ataques aéreos do Paquistão ao Irã foram registradas mostrando sete alvos atingidos. Há relatos de vítimas civis na operação. pic.twitter.com/MXv4HDBdZf
— Rendeiros#Silva (@rendeiro_silva) January 18, 2024

Os ataques foram oficialmente confirmados através de um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Paquistão. De acordo com o document, a operação foi realizada com alta precisão, sendo coordenada para atingir especificamente os esconderijos terroristas do grupo Sarmachars, originário do próprio Paquistão. O resultado foi a neutralização de vários militantes.

O Paquistão argumentou que o Irã não tomou medidas efetivas para lidar com a presença e as atividades do grupo paramilitar em seu território, apesar de terem compartilhado informações detalhadas com eles.

Aviões de guerra paquistaneses atravessaram mais de 50 km de espaço aéreo iraniano ontem à noite, atingindo alvos Balochi e resultando na morte de sete pessoas.
O Ministério das Relações Exteriores do Paquistão denominou a ofensiva como “Operação Marg Bar Sarmachar”. pic.twitter.com/o9cJvZDkc5
— Área Militar (@areamilitarof) January 18, 2024

Segundo o comunicado do governo paquistanês: “Por conta da inação quanto às nossas principais preocupações, os chamados Sarmachars continuaram a derramar o sangue dos inocentes no Paquistão impunemente. A ação desta manhã foi reativa, em resposta a informações credíveis sobre possíveis atividades terroristas próximas de ocorrer.”

Eles enfatizaram seu respeito pela soberania e integridade territorial da República Islâmica do Irã, alegando que os ataques tiveram como intuito principal garantir a segurança nacional, que é inegociável e considerada essencial.

Surgimento de um novo conflito militar em uma região inesperada: o Sudoeste Asiático.
Irã retaliou o Paquistão com mísseis e drones, e o Paquistão respondeu com ataques aéreos. O governo paquistanês alegou ter focado ‘esconderijos terroristas’ no território iraniano. pic.twitter.com/ciLfPb64gR
— António Pinto Pereira (@ANTPINTOPEREIRA) January 18, 2024

Recentemente, o Irã iniciou uma série de ataques contra militantes sunitas do grupo Jeysh al-Adl, sediado na província de Baluchistão,sudoeste do Paquistão. Este conflito é o mais recente em uma sequência, com o uso de drones e mísseis de precisão. Hossein Amirabdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do Irã, reforçou o respeito à soberania do Paquistão no 54º Fórum Econômico Mundial de 2024 em Davos, na Suíça, mas deixou claro que o Irã não permitirá que ninguém ameace sua segurança.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/mundo/guerra-paquistao-lanca-ataque-aereo-contra-o-ira-veja-video/

Outras notícias