Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Bancos de areia tomam conta do Rio Negro, no Amazonas. — Foto: TV Globo/Reprodução

Após período de elevação, nível do Rio Negro em Manaus volta a diminuir após mais de dez dias

Após um período de 11 dias de subida constante, o Rio Negro, em Manaus, finalmente começou a descer. De acordo com informações do Porto da capital, responsável por monitorar o ritmo das águas, o rio teve uma diminuição de quatro centímetros entre a quarta-feira (8) e esta quinta-feira (9).

Este ano ficou marcado como o pior período de seca já registrado na história da capital em mais de 120 anos. Os dados do porto revelam que o rio chegou a atingir a marca de 12 metros.

A seca severa provocou diversas consequências em Manaus. A cidade teve que declarar estado de emergência, escolas da zona rural precisaram ser fechadas, comunidades ficaram isoladas e pontos turísticos, como a praia da Ponta Negra e o Encontro das Águas, sofreram alterações em seus cenários.

Entretanto, desde o dia 28 de outubro, as águas começaram a subir novamente na capital. Só no último mês, houve um aumento de 24 centímetros. No mês de novembro, a elevação foi ainda maior, alcançando 28 centímetros e elevando o nível do rio para 13,22 metros. No entanto, com a descida de quatro centímetros registrada recentemente, o Rio Negro encontra-se atualmente medindo 13,18 metros.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/09/em-manaus-rio-negro-volta-a-descer-apos-mais-de-dez-dias-de-subida.ghtml

Outras notícias