Após um período de 11 dias de subida constante, o Rio Negro, em Manaus, finalmente começou a descer. De acordo com informações do Porto da capital, responsável por monitorar o ritmo das águas, o rio teve uma diminuição de quatro centímetros entre a quarta-feira (8) e esta quinta-feira (9).
Este ano ficou marcado como o pior período de seca já registrado na história da capital em mais de 120 anos. Os dados do porto revelam que o rio chegou a atingir a marca de 12 metros.
A seca severa provocou diversas consequências em Manaus. A cidade teve que declarar estado de emergência, escolas da zona rural precisaram ser fechadas, comunidades ficaram isoladas e pontos turísticos, como a praia da Ponta Negra e o Encontro das Águas, sofreram alterações em seus cenários.
Entretanto, desde o dia 28 de outubro, as águas começaram a subir novamente na capital. Só no último mês, houve um aumento de 24 centímetros. No mês de novembro, a elevação foi ainda maior, alcançando 28 centímetros e elevando o nível do rio para 13,22 metros. No entanto, com a descida de quatro centímetros registrada recentemente, o Rio Negro encontra-se atualmente medindo 13,18 metros.