Manaus – Durante o debate promovido pela TV Bandeirantes na noite de quinta-feira (8), o deputado estadual e candidato à prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), fez uma declaração que provocou forte repercussão negativa. Ao falar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Cidade afirmou que “infelizmente” seu filho é autista, o que foi visto como uma postura insensível e capacitista por muitos.
“Pais e mães muitas vezes precisam de um apoio para tratar suas crianças, para, naquele primeiro momento, que você tem dúvida se seu filho tem Transtorno do Espectro Autista, se seu filho precisa de uma ajuda, eu quero dizer para vocês: eu também sofro isso na minha casa. Infelizmente, o meu filho também é autista”, disse Cidade.
Durante o próprio debate, o deputado federal e também candidato à prefeitura, Amom Mandel, repreendeu Roberto Cidade por seu comentário. A declaração ganhou rapidamente destaque, sendo repercutida em grandes veículos de comunicação nacional, como O Globo, CNN e Uol.
Mães de família também se sentiram ofendidas com a fala de Roberto Cidade e repudiaram publicamente o discurso, por meio das redes sociais.
Veja o vídeo: