No Brasil, uma nova polêmica envolve a família Lula da Silva e desperta a desconfiança da população. Dessa vez, Luís Cláudio Lula da Silva, o mais jovem dos filhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está no centro das atenções devido a um contrato fechado secretamente com uma empresa situada em Cuba. Este fato ocorreu em setembro do ano anterior, coincidindo exatamente com o dia em que o presidente Lula marcava sua presença no encontro do G77, realizado na capital de Cuba, Havana.
A revelação deste contrato sigiloso veio à luz após um vazamento de mensagens trocadas entre Luís Cláudio, também conhecido como “Lulinha”, e sua esposa, Natália Schincariol. Nas mensagens vazadas, ele menciona que assinaria um “termo de compromisso” com uma empresa cubana e indica que se encontraria mais tarde com seu pai e sua madrasta, Janja da Silva, chegando a fazer um comentário inapropriado sobre ela.
Especificamente, Luís Cláudio escreveu: “Estou indo tomar café. Mais tarde, assino um termo de compromisso com aquela empresa que te mostrei. Final da tarde vou ver meu pai. A p*ta vai estar junto”.
Numa tentativa de esclarecimento, em entrevista concedida ao ‘Metrópoles’, Luís Cláudio comentou sobre o contrato, mencionando a existência de um termo de confidencialidade, o que justificaria a ausência de maiores detalhes sobre as especificações do acordo firmado.
Esta situação coloca mais uma vez a família Lula da Silva sob os holofotes, gerando debate e desconfiança entre os brasileiros quanto às suas atividades e conexões, principalmente no que diz respeito às relações estabelecidas em termos de negócios internacionais.